quinta-feira, 30 de abril de 2009

Filosofia da Escola

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont prima formar um cidadão inserido num processo de busca pelo conhecimento, identidade e autonomia, em que possa reconhecer-se como indivíduo atuante, digno, crítico, e consciente da sua capacidade de interpretar e interagir como sujeito transformador do meio em que vive, valorizando a tradição, a admiração pelo novo e indignando-se pela indiferença.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Um Pouco da História da Escola Santos Dumont


A primeira escola foi fundada em 1960, e oficialmente inaugurada em 28 de feveiro de 1961 com aproximadamente 36 alunos.
A escola localizava-se na esquina da Rua 17 Abril, com a Rua Francisco Sternet,em uma casa muito pequena, de madeira atravessada e branca.
A primeira professora foi Célia Schneider Klaus, que também era diretora, secretária e merendeira.
Em 1972, foi inaugurado o novo prédio, onde está situado até hoje.
Em 1988, o prédio tinha cinco salas de aula,três banheiros uma secretaria, uma cozinha, um telefone público, uma pequena horta e um pátio bem grande. Atendia da Pré-escola até a 5ª série.
Em 1990, a escola foi ampliada com mais duas salas de aula e o sanitário misto.
Em 1992, foi concluído o prédio do pavilhão da escola e inaugurado em 27 de setembro de 1992. Neste ano iniciou a 6ª série.
Em 1994, foi inaugurada a Biblioteca Mário Quintana e o LABIN(Laboratório de Informática).
Em 1999, mais uma vez a Escola foi ampliada com mais duas salas de aula, iniciando então a 7ª série.Neste mesmo ano foi desativado o LABIN.
Em 2000, foi ampliada a 8ª série, concluindo assim o 1º Grau, hoje denominado Ensino Fundamental.
Em Julho de 2004, teve início a reforma da cancha, onde foi trocado o piso e colocado cobertura, facilitando seu uso nos dias de chuva.
Em 18 Junho de 2005, foi inaugurada a quadra poliesportiva, recebendo posteriormente a denominação Delmar Osmar Hoffmaister.
Em 27 de Maio de 2007, é reativado o LABIN com 14 computadores novos.

Curiosidades:

A escola já teve os seguintes nomes:

Escola Isolada Dezessete de Abril
Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Santos Dumont
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont